Psoríase: uma afeçcão complexa
Maria Helena S Mandelbaum
A psoríase é uma afecção complexa da pele, que se caracteriza pela descamação excessiva e pela presença de uma série de alterações que resultam num processo inflamatório que compromete a qualidade de vida das pessoas , exigindo uma abordagem especializada, interdisciplinar e multiprofissional.
Acometendo de 1 a 3% da população mundial, em suas diversas forma clinicas, é considerada hoje uma patologia crônica, de causa desconhecida, mas que está associada a uma série de co-morbidades, sendo desencadeada por inúmeros fatores, dentre os quais, fatores imunológicos, genéticos, infecciosos, psicoemocionais e ambientais, entre outros.
A Enfermagem tem papel importantíssimo no atendimento ás pessoas com psoríase, pois é cada vez mais evidente a importância das ações de educação para o autocuidado e para a adoção de boas práticas e cuidados adjuvantes ao tratamento médico, para que haja uma boa resposta terapêutica, com controle do processo, e principalmente, a aderência do paciente aos diversos esquemas e modalidades que podem ser indicadas pelos médicos especialistas.
Em diversos países da Europa e em muitos centros de atendimento á pessoas com psoríase nos Estados Unidos, a equipe de enfermagem desenvolve uma série de ações, dentro dos protocolos de tratamento, que trazem significativo impacto na qualidade de vida das pessoas, e que contribuem de forma comprovada sobre o resultado mais amplo das intervenções médicas. Nestes países, cabe á enfermagem fazer o acompanhamento da evolução do tratamento, por meio da aplicação do Índice de Qualidade de Vida para Psoriase,de Índices de Avaliação de Severidade da Psoriase e outros indicadores , assim como , da aplicação de terapêuticas como o PUVA, Balneoterapia e outras, como parte dos protocolos institucionais .
No Brasil, temos poucos centros especializados para tratamento da psoriase, e a grande maioria destes pacientes são atendimento em ambulatórios e hospitais gerais, ou em menor escala, em serviços universitários, ambulatórios especializados em dermatologia, e raramente, em hospitais e clinicas para atendimento dermatológico.
Neste sentido, é fundamental que os enfermeiros estejam informados, atualizados e possam ser capacitados para atuar junto a este significativo publico, que se estima em três milhões de pessoas em nosso país, visto que não temos dados atualizados e confiáveis, mas apenas, estimativas , com base em dados estatísticos mundiais.
A SOBENDE tem promovido uma série de palestras, cursos, workshops e congressos, procurando trazer conhecimento, informação atualizada e cientificamente embasada, para que o enfermeiro possa desenvolvder as competências técnicas e humanas para atuar junto a esta população.
Convidamos os colegas a ler mais sobre o assunto e disponibilizamos a seguir uma série de textos e palestras que poderão ser úteis.
Procurem-nos, pois queremos levar estes conhecimentos a todos os profissionais, e principalmente, oferecer o nosso cuidado de enfermagem ético, humano e competente, ás pessoas que tem psoríase.
Boas leituras e estudos!