No dia 14 de Fevereiro de 2019, a SOBENDE tomou conhecimento , por meio do site do Conselho Federal de Enfermagem, da realização de “pesquisa para subsidiar normatização da ozonioterapia na Enfermagem”
Com base na mesma, a SOBENDE entrou em contato com o Grupo de Trabalho ( GT) do COFEN, criado pela Portaria Cofen 1432/2018 para “ estudar a regulamentação da atuação do enfermeiro nesta área”. Este contato inicial foi realizado pela coordenadora do Departamento de Relações Institucionais da SOBENDE, Dra Maria Helena S Mandelbaum, com a Dra. Ana Cecília Coelho de Melo, da ABENAH ,visando obter informações sobre o “estado da arte” em relação à referida regulamentação, com especial enfoque no que concerne à utilização do referido recurso como adjuvante no manejo de feridas.
A partir deste contato inicial, foi enviada solicitação, assinada pela SOBENDE e SOBEST, para a realização de uma reunião entre as associações e o GT do COFEN.
Esta Reunião, organizada pelo GT do Cofen, foi realizada no dia 18 de março de 2019 na sede do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren- SP) tendo contado com a presença de representantes das sociedades e associações convidadas pelo COFEN, com o objetivo de trocar informações e discutir a “ a atuação da enfermagem na Ozonioterapia no tratamento de feridas”, considerando -se que o referido GT do COFEN, como informado pela conselheira do COFEN, Sra Marcia Coelho dos Santos “ estuda a regulamentação da atuação do enfermeiro nessa área “. Segundo mencionava a notÍcia, o GT entende que “ é importante ter o conhecimento da quantidade de profissionais que já trabalham com essa ferramenta e a suas práticas, para subsidiar a proposta normativa que será levada ao plenário do Cofen “
A reunião contou com a presença de representantes da Comissão de Práticas Integrativas Complementares do Cofen (PICs), Sociedade Brasileira de Enfermeiros em Saúde Estética (SOBESE), Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética, (SOBENFeE), a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE), a Associação Brasileira deEstomaterapia (SOBEST), a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas (ABENAH) e a Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ).
A Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia – SOBENDE, foi representada pelas Sra. Lina Monetta e Dra Viviane Fernandes Carvalho.
Ao procurar o GT do COFEN, a SOBENDE tinha como objetivo participar com outras entidades para a troca de informações entre os participantes acerca do estado atual em relação ás evidências cientificas sobre a utilização da ozonioterapia como recurso adjuvante no tratamento de feridas, assim como, demonstrar seu interesse e disponibilidade em contribuir para a construção de uma marco regulatório sobre atuação do enfermeiro nesta área, pautados pela segurança do paciente e dos profissionais.
A SOBENDE acredita que a ozonioterapia tem grande potencial para ser utilizada como terapia adjuvante pelo enfermeiro no tratamento de feridas, mas que é necessária a análise criteriosa de evidências oriundas de pesquisas , para que se possa estabelecer com segurança os parâmetros para sua utilização.
Desta forma, a SOBENDE entende que este foi um passo inicial importante, mas que o assunto requer outros fóruns de discussão , para que se possa estabelecer um marco regulatório adequado sobre sua utilização pelo enfermeiro.
Para fazer download desta matéria clique aqui.
1 comentário. Deixe novo
Gostei do seu conteúdo, até salvei aqui nos favoritos para
ler depois com calma outras publicações. Não sei se vocês
já possuem alguma forma de divulgação online (ou
marketing digital), mas seu site merece ser conhecido e
visitado por mais pessoas com certeza. Se eu puder te
ajudar de alguma forma, ou parceria etc, entra em contato
comigo.